Metodologia da problematizaçao
INSTITTUTO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
CURSO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ALUNO: EMANOEL LOPES DA LUZ
AULA: METODOLOGIA DE ENSINO I – METODOS E TÉCNICAS DE ENSINO I E II ATIVIDADES PRÁTICAS.
DOCENTE: DENIZE LIMA OLIVEIRA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Por que trabalhar com problemas na educação;
O que diferencia um povo é o seu Ethos, (na Sociologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo.[1] O termo indica, de maneira geral, os traços característicos de um grupo, do ponto de vista social e cultural, que o diferencia de outros. Seria assim, um valor de identidade social. Ethos que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem dando origem a palavra ética.) A educação só terá acepção se colocar o contexto da cultura na essência da escola como ascensão da condição de conciência. A historicidade então é a condição para conhecer qualquer ser.
Quando o professor busca a problematização, isso não quer dizer que será uma trasmissão de conhecimento ou verdades prontas em dominio de desenvolvimento científico, tecnológico, das ciências sociais e humanas, nem exercicios mecanicos ou repetitivo, mas um procedimento que é capaz desenvolver atitudes no educando, quando se fala em problematização busca-se não apenas instruir, exercitar ou apenas transmitir conhecimentos, mas problematiza-los.
Uma aprendizagem significativa. É um trabalho na construção do conhecimento, e algo importante por esinar algo que tem aver com o que já se sabe, e que vivenciamos.
A metodoligia da aprendizagem tem 5 etapas, e a realidade social é o ponto de partida e o ponto de chegada que é a realidade social do aluno, ajuda a desenvolver um senso mais crítico e termos da sociedade que se vive, tendo assim uma qualificação melhor na sua vida profissional e cultural melhorando também a qualidade de vida, de cada um que se envolve com o problema.
Os procedimentos metodologicos levam o aluno a ser mais critico a pensar mais, analisar buscar