Fichamento do texto " Metodologia da Problematização: Uma alternativa metodológica para o ensino superior"
O texto escrito por Berbel, como o título já diz, tem o objetivo de apresentar a metodologia da problematização. O próprio texto é escrito seguindo a etapas de tal metodologia e se mostra bem estruturado através de dados bibliográficos e resultados de implantação da problematização em alguns curso de graduação da Universidade Estadual de Londrina(UEL).
A observação da realidade: O texto se inicia descrevendo as expectativas de alguns professores para com seus alunos e mostra que as metodologias mais utilizadas não estimulam os discentes a atingir aquelas.Mostra-se as dificuldades que alguns estudantes encontram para aprender, devido a técnica usada no seu 2º e durante seu 3º grau e que tais técnicas não condizem com o objetivo da educação superior apresentado na lei o qual engloba a solução de problemas sociais, econômicos e políticos. Assim, o autor problematiza tal situação questionando qual alternativa metodológica se apresenta com potencial pedagógico para preparar um profissional-cidadão.
Os pontos-chave: O autor destaca a necessidade do conhecimento do professor sobre a problematização, para que ele possa conduzir os alunos a um melhor grau de aprendizado e fazê-los assimilar melhor a relação teoria/prática que essa metodologia proporciona.Berbel também cita a necessidade de " contrariar a maré", visto que é um desafio para um professor utilizar essa metodologia e mostra as consequências, como a formação de um profissional mais racional e criativo, que saiba trabalhar coletivamente.
A teorização: Ele demonstra como funciona o método, como ele integra o conhecimento a transformação da realidade e dessa forma facilita o aprendizado. Nessa parte o autor visa um fortalecimento da sua teoria de alternativa metodológica através de referências como Bordenave & Pereira(1982) , Sivaini (1984), Nogueira (1994),Souza et al. (1991).