A importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes hospitalizados
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO
DISCIPLINA NOÇÕES DE PSICOLOGIA APLICADAS AO ENSINO FARMACÊUTICO
A importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes hospitalizados
Ribeirão Preto
2014
1-Definição:
Equipe multidisciplinar pode ser entendida como uma equipe que conta com a participação de vários profissionais da saúde, com o objetivo de garantir a integralidade na assistência ao paciente.
Sendo assim, a formação diversificada da equipe resulta em mais efetividade, em um atendimento de melhor qualidade e na segurança do paciente. Além disso, a integração entre os membros da equipe permite que os profissionais troquem informações relacionadas aos pacientes para tomar a conduta mais adequada de acordo com cada necessidade identificada pela equipe. Portanto, o trabalho interdisciplinar no contexto hospitalar envolve a interação dos membros da equipe em busca de uma melhor qualidade de vida para os pacientes, trazendo resultados imediatos, consistentes e benéficos não só aos pacientes, como também aos familiares.
A ação multidisciplinar apresenta-se como uma forma promissora de atendimento na área da saúde. O trabalho em grupo com mais engajamento dos membros foi associado com a promoção de serviços especializados com um escopo mais amplo que abarca não apenas as necessidades clínicas dos pacientes com um leque mais diversificado de doenças e severidade, mas também funções estratégicas e educacionais.
2-A importância de nutricionistas na EM(equipe multidisciplinar):
Pacientes hospitalizados podem ter necessidades nutricionais especiais em função da desnutrição e dos desequilíbrios metabólicos impostos pelas doenças. A terapia nutricional, principalmente nos estágios críticos das enfermidades, deve ser administrada de modo seguro e eficaz. Vários estudos têm avaliado o papel da equipe