Onicofagia
MAGUEREZ E SUA RELAÇÃO COM SABERES DE PROFESSORES
COLOMBO∗, Andréa Aparecida – PROIC/UEL deia_uel@yahoo.com.br BERBEL∗∗, Neusi Aparecida Navas - UEL berbel@uel.br Resumo
Esta pesquisa teve origem num projeto denominado “A teoria e a prática da Metodologia da
Problematização com o Arco de Maguerez: um processo em construção” e constitui-se num de seus desdobramentos. Propôs-se uma análise acerca da temática saberes de professores, especificamente a investigação sobre quais são os saberes que podem ser mobilizados/estimulados por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de
Maguerez, em seus participantes. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, por meio da literatura que trata de saberes de professores e da Metodologia da Problematização. Afirma-se que esta pesquisa possibilitou validar o grande potencial pedagógico dessa metodologia enquanto método de ensino, de pesquisa ou outras aplicações, pelos saberes que foram percebidos como associados a cada uma de suas etapas (saberes pedagógicos, curriculares, disciplinares, profissionais, experienciais, entre outros). Reforçou o aprendizado anterior acerca desta temática, tanto pelo processo científico, quanto pela análise crítica desenvolvida a partir do referencial teórico utilizado, ampliando-se a visão de formação de professores, como um processo contínuo que pode incluir pesquisas acerca da docência, por meio da M.
P., como um caminho que estimula a utilização e a aquisição de diferentes saberes, o que permite uma formação mais crítica desse profissional, além de prepará-lo para uma ação de transformação da realidade educacional da qual faz parte, em algum grau. Espera-se que a investigação a respeito da temática possa contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da Metodologia da Problematização e a geração de novas reflexões e aprendizados aos leitores interessados.
Palavras chave: Metodologia da Problematização;