Cordados
O animais pertencentes ao filo dos Cordados (Chordata),tem como principal característica a presença de notocorda, que vem a ser substituída pela coluna vertebral nos animais vertebrados.
Como as principais características podemos citar que todos cordados são: triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus); e celomados, além de quem apresentam em algum fase da vida ao menos, as seguintes características:
Existência da notocorda;
Tubo neural;
Fendas faríngeas;
Cauda pós-anal.
Os cordados ainda podem apresentar simetria bilateral, crânio e endoesqueleto, e são divididos em 3 subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. Onde os dois primeiros são denominados de protocordados, não possuem crânio nem vértebras, são cordados invertebrados.
1. Subfilo Urochordata
Também denominados como tunicados, devido ao envoltório do corpo, uma túnica espessa, com uma composição química que possui tunicina, uma substância semelhante à celulose, são representados pela ascídia.
São animais que quando adultos, são sésseis, utilizam o sifão exalante para liberação de substâncias, água e gametas, o sifão inalante para permitir a entrada de água, e o sistema nervoso constitui-se de um gânglio, disposto entre dois sifões.
Quando larvas, possuem notocorda (restringe-se à cauda), o sistema nervoso é formado por um tubo neural e são livres natantes.
Seu sistemo digestório é composto por um tubo digestório que apresenta fendas branquiais e na faringe encontra-se o endóstilo (estrutura encarregada de capturar partículas alimentares trazidas pela água.
A respiração é feita através dos sifões, a faringe e as fendas branquiais, realiza hematose para obter oxigênio.
O sistema circulatório é aberto, com um coração na forma de tubo e em alguns casos dobrado em forma de V, tendo a capacidade de alternar o sentido da corrente sanguínea.
A excreção é feita por ação celular e sua reprodução pode ser tanto