Metodologia da alfabetização
1107 palavras
5 páginas
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO e xistem varias definições para linguagem, porem podemos afirma que a linguagem pode manifestar de varias formas: fala, escrita de placas (símbolos). Portanto a ausência da linguagem escrita não impede a compreensão da mensagem. Dois autores falam muito bem sobre o desenvolvimento da linguagem nas pessoas: o suíço Jean Piaget(1896- 1980) e o russo Lev Semenovich Vygotsky(1896-1934). Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para esse autor, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com seus objetos de estudo. Em sua teoria chamada de epistemologia genética, Piaget (1983) afirma que o conhecimento resulta das interações que produzem entre sujeito e objeto, como sendo uma dupla construção que, para progredir, depende da colaboração tanto de um quanto o outro. Piaget destaca a questão da experiência, pois sem ela não há aprendizagem, na visão dele. Cada nova experiência pode gerar conhecimentos, como um grande contínuo ciclo. Em sua teoria, Piaget (1983) afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento que nascem até a vida adulta. São os estágios do desenvolvimento propostos por Jean Piaget, segundo Gonçalves (2007):
1º estágio Sensório-motor (recém-nascido e o lactente – 0 a 2 anos): a criança conquista seu mundo através da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca.
2º estágio Pré-operatório: (a infância dos 2 a 7 anos): o mais importante é o aparecimento da linguagem que irá acarretar as modificações nos aspectos intelectual, afetivo-social da criança (interação social). 3º estágio Períodos das operações concretas: (a infância propriamente dita dos 7 aos 11 ou 12 anos): a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus