Metodologia da alfabetização
Antonio
Metodologia da Alfabetização
Trabalho apresentado como requisito parcial do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Internacional de São Paulo. Atividade de Portfólio – UTA Língua Portuguesa.
São Paulo
2011
1. INTRODUÇAO
Este trabalho versa sobre a importância da alfabetização antes e depois de Emilia ferreiro.
Com Emilia Ferreiro mudou o foco da alfabetização, passando de “como ensinar” para “como aprender”, onde a escrita é o objeto de conhecimento para a criança.
Com isso, inicia-se o método de ensino-aprendizagem com foco no nível do aluno, dando importância ao seu desenvolvimento. Isso faz com que o conteúdo da matéria, fique em segundo plano para o nível de assimilação que o aluno realmente está adquirindo.
É ai que surge a importância de compreender em que nível se encontra o aluno: Pré-sílabico, Silábico, silábico alfabético, alfabético.
2. QUATRO NÍVEIS DE ALFABETIZAÇAO
2.1 NIVEL PRÉ-SILABICO
Este é o nível em que a criança escreve, mas sim correspondência com o som que sai da sua boca. A criança escreve, desenhos sem configurações e posteriormente registra alguns símbolos e pseudoletras. Percebe-se que juntamente com letras há bolinhas e pequenos rabiscos. No final da fase pré-silábica a criança inicia a diferenciação de letras e números. Outro fator de importância é que a criança começa a perceber que as letras servem para escrever, mas ainda não consegue compreender como isso ocorre.
2.2 NIVEL SILÁBICO
Neste nível, a criança tenta escrever, mas sua escrita ocorre de forma diminuída, pois utiliza uma letra para representar uma respectiva sílaba, tendo ou não valor sonoro. Exemplo: mcco=macaco.
2.3 NIVEL SILABICO ALFABETICO
Neste nível a própria criança, percebe que sua escrita não é compreendida portanto, passa a elaborar melhor sua escrita. Essa elaboração ocorre quando a criança insere a letras na primeira sílaba. Exemplo: macco 2.4 NIVEL ALFABETICO
Este