Poluiçao
A influência da Poluição sobre a Saúde Pública.
Aluno: Mickael Gonçalves Pereira.
Índice
Introdução
Este trabalho é elaborado sobre a poluição, os tipos de poluição, que iremos abordar, as consequências que esta faz, com imagens onde podemos observar o mundo em que vivemos sem darmos conta.
Aqui, pode-se reflectir, se não será bom tentarmos fazer um mundo melhor.
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afectando, ou podendo afectar, por isso, a “saúde” das espécies animais ou vegetais que dependem ou que têm contacto com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.
Tomando por base a espécie humana, tal definição, aplicada as acções praticadas pela espécie humana, levaria a conclusão de que todos os actos originários desta espécie são actos poluidores; o simples facto de respirar, por exemplo.
Poluição atmosférica, um problema de saúde pública?
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em fábricas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crónica, a asma e até o cancro do pulmão.
[pic]
Outra importante consequência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozónio, que se localiza na atmosfera – camada atmosférica situada entre 20 e 80 km de altitude. O ozónio é um gás que filtra os raios ultravioletas do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até