Filme carater
O filme “Caráter” trata de uma história na qual um pai tenta moldar a personalidade do filho e transformá-lo num adulto bem-sucedido usando uma receita que mistura desafios, castigos e a mais completa ausência de afeto.
O filme inicia-se com a insinuação de um terrível embate físico entre pai e filho que culmina na morte do pai; toda a narrativa será conduzida para tentar elucidar o que aconteceu naquela noite. A história passa a ser contada desde o nascimento do filho até sua ascensão a advogado respeitado no início do século XX. É uma longa e bem urdida tragédia, onde tudo contribui para a percepção de que não haverá redenção alguma para os personagens.
A impressão passada, em todo o filme, é que apenas uma frase ou gesto seria capaz de reestabelecer a comunicação entre eles, mas são incapazes disso. Todos parecem resignados a um destino que eles mesmos montam, como se suas escolhas sempre tivessem de resultar trágicas – descobre-se que o pai tentara, mais de uma vez, entrar em contato com a mãe, mas sempre fora rechaçado por ela. Resolve, no futuro, colocar o filho à prova, como se devesse forjar o seu caráter das formas mais dolorosas possíveis – sendo esse o ponto de partida para o entendimento do enredo do filme.
O desfecho surpreende, fecha a história de forma a algo improvável, ainda que impactante.
Um rapaz retraído, dono de inteligência singular, que mantém um relacionamento de quase absoluta incomunicabilidade com sua mãe. Mesmo com o silêncio constante e contínuo da mãe, o rapaz/menino está sempre tentando conseguir de sua mãe uma informação sobre o pai, e sempre obtendo a mesma resposta “não precisamos dele”. Com essa resposta “ampla e vazia”, pode-se destacar que o menino tinha a opção de ser “revoltado” com os pais; com a mãe, por nunca falar de seu pai, e com o pai por achar que o mesmo o abandonou.
Filho ilegítimo do poderosíssimo e temido oficial de justiça; que sempre segue a lei a