Resenha do filme carater
DILA ITABAYANA DE BRITO
Relatório do filme:
Caráter
Belo Horizonte
2013
Caráter
O filme holandês dirigido pelo diretor Mike Van Diem “Caráter” é uma narrativa que se passa após a 1ª guerra mundial num clima sombrio e sufocante, onde nos mostra que podemos seguir vários caminhos na nossa vida, que mesmo com o desprezo do pai e poucas palavras da mãe, Jacob conseguiu tirar força disto tudo, e vencer na vida tornando-se um grande advogado. Jacob Willen é fruto de uma noite da governanta Joba e seu patrão Dreverhaven, onde não sabemos ao certo se foi de desejo de ambas as partes que ocorresse esta relação. A partir de então sua mãe pediu demissão e decidiu cria-lo sozinho. Algo em que na época que o filme se passa, é escandaloso aos olhos da sociedade.
Quando criança, Jacob foi muito discriminado pelos colegas de escola e devido a isto se envolveu em uma briga, onde fez sua mãe decidir se mudar de onde morava. Ele sempre quis saber quem era seu pai, mas sua mãe nunca falava deste assunto, sempre que ele tentava alguma conversa ela dizia “Não precisamos dele”.
Em sua nova casa, ele achou uma enciclopédia incompleta que só ia ate a letra “T”, e com ela descobriu como é prazeroso os estudos, e isto foi uma forma também de se refugiar do silencio da mãe.
O pai sempre distante, mas ao mesmo tempo observando-o, onde nunca o ajudou, deixando-o passar por grandes dificuldades.
Jacob estava cansado da forma em que vivia com a mãe, e decidiu seguir seus próprios passos. Sendo assim, adquiriu um empréstimo a fim de conseguir comprar uma loja de tabacos, pensando que seria sua liberdade. Porem os negócios não deu certo, e ele teve que retornar para casa de sua mãe.
Com sua falência, Jacob procurou um escritório de advocacia, para auxilia-lo neste processo.
Estando neste escritório, aproveitou a oportunidade para pedir emprego, e ao mesmo tempo, ocorreu um gesto corajoso de sua parte, ao