Introdução a antropologia social
O que é antropologia social
Antropologia significa “falar sobre o homem”. As vezes se considera a Antropologia como o estudo que nos diz “tudo sobre o homem”. Uma perspectiva alternativa é que a Antropologia Social é um ramo da Sociologia, sendo as outras ciências sociais as suas vizinhas mais próximas.
Diferenças entre as sociedades
A Sociologia é o estudo da sociedade, sendo a Antropologia um ramo daquela ciência.
A Antropologia Social se tem preocupado, em grande parte com as pessoas que “se portam” do modo muito diferente do “Deste País” e de qualquer outras das nações industrializadas que são chamadas “ocidentais”. Seu centro de atenção sempre foi os povos chamados “primitivos” ou, quando há tempo para se falar mais longamente, povos de tecnologias simples”. Mas se estudamos o tipo de sociedades em que vivem, comparando-as com do mundo ocidental, podemos ver que certos princípios fundamentais da vida em sociedade são encontrados tanto entre “eles” como entre “nós”.
Mas todo estudante de antropologia deveria, de início, ser prevenido quanto a duas coisas. Primeiro, as qualidades físicas que herdamos não estão contidas em nosso sangue, embora se tenha acreditado nisso durante tanto tempo que às vezes é difícil evitar o uso da expressão popular “parentes sanguíneos”. Segundo, a questão de como as pessoas, individualmente, se comportam e a de como as diferentes sociedades são organizadas são bastante diferentes; não se pode explicar diferenças entres sociedades dizendo que se compõem de diferentes tipos de pessoas.
Os povos não são, de modo algum, todos iguais e, diferem, essas diferenças não podem ser explicadas pela precipitação pluviométrica, pela temperatura, ou pelo tipo de vegetação produzida pelo solo.
Interessa ao antropólogo social não apenas o tipo de coisas que vemos as pessoas fazerem diariamente, mas, oculta pelo comportamento quotidiano, a maneira como são organizadas de modo a ser uma sociedade e não