Uma introdução à antropologia social
EDEILTON MOURA MELO
ANTROPOLOGIA ORGANIZACIONAL
ILHÉUS – BAHIA
2010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
EDEILTON MOURA MELO
ANTROPOLOGIA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado a professora Lorena,como parte do crédito da matéria Antropologia Organizacional,do curso de Administração.
ILHÉUS – BAHIA
2010
RELATIVIZANDO:
Uma Introdução à Antropologia Social
1.0 - O Biológico e o Social
1.1 - Nesta parte desejo apenas chamar a atenção para algumas das especificidades correntes dos chamados fatores biológicos em oposição aos sociais, no intuito de demarcar um pouco melhor o objeto de estudo da Antropologia Social (ou Cultural).
1.2 - Fatores biológicos e fatores naturais são utilizados muitas vezes como sinônimos, designando o “mundo natural” como uma realidade separada e, às vezes em oposição à chamada “realidade humana” ou “social”.
1.3 - Sabemos que o natural é visto como anterior ao biológico que, por sua vez, é anterior ao social que, por sua vez é anterior ao individual.
1.4 - Também na bíblia as relações são visivelmente hierarquizadas, com a natureza existindo antes do homem e o indivíduo preexistindo à invenção do universo social que é, permitam-me dizer, visto em todo o relato como a fonte de todos os problemas e discórdias.
1.5 - Na nossa ideologia e sistemas de valores, o homem está em oposição à natureza numa atitude que não é nada contemplativa, mas ativa. Ele visa o seu domínio e controle, o seu comando.
1.6 - De acordo com tal posição, ainda hoje defendida por muitos cientistas sociais, temos uma cadeia de processos que se passam mais ou menos assim:
1.6.1 - Primeiro Ato: A natureza hostil e ameaçadora reina absoluta
1.6.2 - Segundo Ato: Neste mundo aparece o homem.
1.6.3 - Terceiro Ato: Pelo exercício de sua Inteligência que é estimulada pelo mundo exterior hostil, o homem-como um verdadeiro empiricista no melhor estilo britânico- começa a aprender pela experiência. E assim o