Metodologia Científica
Método Indutivo
O método indutivo é um procedimento do raciocínio que, a partir de uma análise de dados particulares, encaminha-se para noções gerais.
Exemplo:
- Partindo da observação empírica de que soja é um grão contido em vargem,e sabendo que isso a classifica como leguminosa, conclui-se que leguminosas são grãos que são contidos em vargens.
Método Dedutivo
Pelo método dedutivo. Parte do geral para o particular, do conhecimento universal para o conhecimento particular.
Exemplo:
- As leguminosas são grãos contidos em vargem. A soja é um grão produzido em vargem, logo é uma leguminosa.
Método Observacional
O método observacional fundamenta-se em procedimentos de natureza sensorial, como produto do processo em que se empenha o pesquisador no mundo dos fenômenos empíricos. A observação deve ser sempre uma atividade capaz de conduzir a um aprendizado ativo com uma postura dirigida para um determinado fato.
Exemplo:
- Em uma pesquisa sobre o melhoramento genético de determinado grão o pesquisador irá observar quais os aspectos desse grão antes e depois de sua modificação. Por meio de observação irá detectar o melhoramento ou não de sua resistência à pragas e a qualidade de desenvolvimento do cultivo.
Método Comparativo
Consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. O método comparativo permite a análise de dados concretos e, então, a dedução dos elementos constantes, abstratos e gerais.
Exemplo:
- Fazendo uma comparação de um determinado cultivo em diferentes tipos de solo e com diferentes tipos de adubos e minerais é possível encontrar através de suas diferenças qual a melhor qualidade de solo para se plantar esse cultivo.
Método Histórico
O método histórico consiste na investigação de fatos e acontecimentos ocorridos no passado para se verificar possíveis projeções e sua influência na sociedade contemporânea.