Metodologia científica e pesquisa
A metodologia científica muitas vezes não recebe todo o valor necessário no meio acadêmico, os alunos a consideram menos importante que as demais disciplinas. E por isso é necessário mostrar o quanto ela pode contribuir na formação universitária e profissional, afinal a introdução da pesquisa na vida dos estudantes estimula curiosidade, as descobertas, o pensar.
Para SOARES (2011), é muito importante que a metodologia científica esteja presente nos anos iniciais da graduação, pois orienta na organização e programação dos estudos, além de contribuir na habilidade de leitura, escrita, interpretação, análise e pesquisas.
É interessante que se trabalhe a questão da interdisciplinaridade, para ampliar a visão das pessoas e desenvolver seu lado crítico, de forma que se aprenda a relacionar as diferentes áreas e aprender a tirar o proveito disso.
Segundo Santomé (1998), citado por Soares (2011, p. 25):
Também é preciso frisar que a aposta da interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, mais flexível, solidária, democrática. O mundo atual precisa de pessoas cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.
A pesquisa é algo imprescindível para o crescimento de uma pessoa, é buscar o desconhecido, procurar por respostas, descobrir coisas novas, um mundo novo. É se libertar de tudo aquilo que lhe foi imposto como correto e descobrir suas próprias verdades, tirar suas próprias conclusões ao analisar opiniões contrárias. É desenvolver a capacidade de pensar, de criticar, de se reinventar.
Por outro lado, a compreensão de que os alunos chegam aos cursos de graduação sem nenhuma noção do verdadeiro significado de pesquisa, considerando que ao longo da sua vida estudantil este conceito foi extremamente