CONSORCIO MODULAR
O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing (terceirização), constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum.
Este tipo de organização surgiu da necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva. As montadoras buscam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores onde estes são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos.
Nesta organização ocorre uma mudança no foco estratégico da montadora. Anteriormente a montadora focalizava sua estratégia na gestão da produção. Com a Organização Modular, o foco passa a ser em outras atividades como Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing. A montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais. E o foco na produção passa a ser de responsabilidade dos fornecedores que anteriormente se preocupavam somente em entregar os sistemas para a montadora. O objetivo desta mudança é permitir a redução de custos e tempos de produção, aumentado consideravelmente a competitividade dos produtos, além da divisão dos investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.
O princípio do funcionamento da Organização Modular é a transferência da Tecnologia de montagem da empresa detentora do projeto para as empresas fornecedoras. Neste sistema toda a montagem do produto é realizada por empresas denominadas de modulistas. A empresa líder não realiza nenhum tipo de montagem, mas assegura a qualidade final do seu produto. Os consorciados ou modulistas