Cons Rcio Modular
Introdução
O Brasil ficou por muitas décadas com uma politica econômica protecionista, esta politica fez com que nossas empresas perdessem em: competividade, qualidade e tecnologia. No inicio dos anos 90 ocorre a abertura econômica brasileira tendo como consequência a falência de várias empresas nacionais ex: a fabricante de carros Gurgel. Tal medida fez com que empresas nacionais tivessem que se adequar rapidamente a concorrência de produtos importados. Neste senário a VW Brasil no ano de 1996 cria em Resende-RJ uma fabrica 100% estruturada nos moldes de consórcio modular.
O ramo automotivo sempre foi pioneiro em implementação de novas ferramentas ou modelos de produção que outros segmentos acabam por adotar posteriormente. No início do século XX Ford cria modelo que ficou conhecido como fordismo, onde a produção em massa de veículos eliminou a produção artesanal do carro, depois se seguiram a criação de empresas verticalizadas como a Sloan na Genaral Motors e a produção enxuta idealizada pela Toyota. Volkswagem em Resende-RJ é a pioneira no modelo de consorcio modular.
O consorcio modular foi importado pela VW ao Brasil através de Jorge Ignácio Lopes de Arriaortuna que estudava o modelo quando era funcionário da General Motors que havia introduzido em Skoda na Republica Tcheca o conceito de consorcio modular forma parcial.
VW mundial adquiriu a Crysler em 1979 e passou a fabricar caminhões e ônibus e depois realizou uma fusão entre Ford e VW na América Latina onde nasci a Autolatina que durou até 1994. Foi neste período que a empresa adquiriu a tecnologia para produção de seus ônibus e caminhões.
Com o fim da Autolatina e adequação do mercado após o liberalismo econômico iniciado em 90, a empresa buscando se tornar mais competitiva e melhorar a qualidade de seus produtos inaugura no ano de 1996 no modelo de produção consorcio modular a primeira do mundo.
No consorcio modular a empresa busca simplificar a cadeia produtiva diminuindo o