letras
A função do transporte público em qualquer cidade do nosso país é: Facilitar o deslocamento dos cidadãos, melhorando a acessibilidade e a fluidez do trânsito, já que o número de pessoas que utilizam esse tipo de transporte para é muito maior que o número de pessoas que utilizam algum tipo de transporte particular.
Na grande Aracaju não é diferente, várias pessoas por dia usam o transporte público para chegar ao destino desejado, pois para muitos o ônibus é a única alternativa de mobilidade facilitando a conexão entre os bairros afastados que ficam na periferia e o centro da cidade, influência da segregação espacial da população de baixa renda.
A distribuição dos veículos deveria seguir de certa forma a lei da oferta e da procura, ou seja, quanto maior o número de usuários de uma área com grande extensão distante das outras localidades, maior deveria ser o número de ônibus a circular nessas áreas, o que realmente não é visto na prática já que, quanto maior for a distância percorrida pelo ônibus, maior será o custo de reparos e manutenção dos veículos. Ocasionando assim a oferta inadequada do transporte coletivo e prejuízo à parcela mais pobre da população.
De acordo com estudos realizados em grandes centros urbanos do Brasil, foi constatada que o principal fator da oferta inadequada é a ausência de competitividade das empresas prestadoras desse serviço. Temos um grande exemplo disso em nossa cidade, atualmente temos apenas duas empresas que formam um oligopólio em Aracaju e