metodo
- Sujeito: o sujeito da pesquisa é um rato da raça Rattus norvegicus da linhagem Wistar, com um ano de idade. O reforçador do sujeito experimental é a água, onde o mesmo permaneceu 48 (quarenta e oito) horas privado de água antes da realização do exercício. O sujeito experimental é mantido no biotério da Faculdade Guilherme Guimbala - ACE. O alimento e a água sempre estavam disponíveis quando o sujeito experimental está gaiola, a água, exceto nas 48 (quarenta e oito) horas que antecedeu o exercício. O sujeito experimental já realizou os exercícios de Nível Operante e Treino ao Bebedouro, Modelagem e Reforçamento Contínuo, Nível de Saciação, Extinção da Resposta de Pressão à Barra, Recondicionamento da Resposta de Pressão a Barra e Esquema de Intervalo Fixo, Esquema de Intervalo Variável, Esquemas de Razão Fixa, Esquemas de Razão Variável, Extinção de Esquemas Intermitentes e Descriminação de estímulos luminosos.
Aparelho: o aparelho usado é a Caixa de Skinner, sendo está uma espécie de gaiola, que possui uma tampa de vidro, a fim de podermos observar o sujeito, e um mecanismo que oferece água ao mesmo. Esse equipamento está ligado a uma caixa de controle, onde podemos verificar o tempo, reforço e as repostas referentes à pressão a barra.
A estrutura da gaiola é de alumínio, medindo 24 cm de altura, 26 cm de comprimento e 21 de largura. A parte inferior possui grades parela, em aço inoxidável, fixadas nas extremidades com uma distancia de 1,5 cm entre as grades. N a lateral direita existe um bebedouro, com aproximadamente 7 milimetros de dímetro, e acima do bebedouro localiza-se uma barra que possui 8 cm de comprimento a uma distancia de 8 cm da parte inferior.
Procedimentos: antes do início dos exercícios experimentais foi verificada a função da caixa em detrimento do experimento, bem como, teste do bebedouro e adaptação da caixa para melhor visualização dos experimentadores. O sujeito foi trazido do biotério por um experimentador e retirado da