Metodo de Bissecção e Newton
Trata-se de um modelo numérico que aproxima o valor da raiz de uma função. Em análise matemática ele está fundamentado no teorema do valor intermediário. Isso quer dizer que você pega a parte de um intervalo onde supõe ou se estima a possibilidade da raiz, você faz o estudo dos extremos desse intervalo na equação e verifica se há mudança de sinal. Se ocorrer a mudança é um indicativo de que a raiz pode estar presente nesse intervalo. Graficamente seria dizer que o gráfico tocou no eixo (x). Então se ocorre o programa calcula-se o valor médio do intervalo, transformando- o em dois novos intervalos, onde o calculo será realizado novamente. Logicamente a raiz estará em um desses intervalos. Em seguida repete-se o método até obter uma aproximação desejada.
Método de Newton;
Tem como objetivo de estimar as raízes de uma função.Para isso,se torna´se um ponto qualquer do domínio da função, calcula-se o intercepto da tangente ao eixo das abcissas a fim de encontrar um novo ponto de domínio da função.
Para que se obtenha sucesso nas interações, deve-se primeiramente delimitar um intervalo, e escolher um valor estimado inicial adequado, para que a convergência de (Xn) seja propícia .Uma vez delimitado um intervalo que cumpra tais exigências,escolhe-se para o valor inicial o ponto mais a esquerta se o produto da primeira pela segunda derivada for negativo,escolhe-se o ponto mais á direita se ocorrer o contrário,se o produto for positivo.
http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap114.html http://www.decom.ufop.br/bob/com400/Textos_CIC170/raizes.pdf http://www.cesariof.xpg.com.br/calnum/met_bisec_cal_num.htm
http://www.raymundodeoliveira.eng.br/newton_raphson.html http://problemasteoremas.wordpress.com/2008/12/29/metodo-de-newton-de-determinacao-da-raiz-de-uma-equacao-nao-linear/ http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_de_Newton