bacterias
Agente: Mycobacterium tuberculosis, bacilo de Koch.
Quadro clínico: às vezes só em fase avançada da doença surgem a tosse contínua com catarro, dor torácica, emagrecimento e febre(quase sempre no período da tarde), sudorese intensa.
Com o esforço da tosse alguns vasos se rompem e o doente passa a eliminar catarro com sangue(hemoptise). É aconselhado que uma tosse que persista por duas semanas ou mais seja avaliada por um médico.
Tratamento: Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida.
HANSENÍASE:
Agente: Mycobacterium leprae
Quadro clínico: Uma doença infecto contagiosa que afeta principalmente os nervos e a pele. Atinge homens, mulheres, e crianças de todas as idades, tem período de incubação de 3 a 5 anos.
Os principais sintomas são o aparecimento, na pele, de pontos com falta de sensibilidade. Geralmente, aparece apenas um ponto no início. Antes de tudo a pessoa perde o tato, depois a sensibilidade térmica e, por último, a sensibilidade à dor, de forma que, embora sofra queimaduras e espetadelas naqueles pontos, o doente não sente absolutamente nada. Os doentes de lepra também podem apresentar lesões nervosas com dor, paralisia e atrofia muscular. Em casos raros e adiantados, ou resistentes ao tratamento, aparecem também deformidades no rosto, com ulcerações, queda das sobrancelhas, etc.
Tratamento: Dapsona, Rifampicina, Clofazimina, PQT.
TÉTANO:
Agente: Clostridium tetani.
Quadro clínico: doença infecciosa, não contagiosa, e como o nome diz, caracteriza-se por contraturas musculares. Os sintomas manifestam-se primeiramente nos músculos da região do ferimento(tétano local). Freqüentemente também são atingidos os músculos mastigadores de maneira a tornar difícil a abertura da boca(trismo). Gradualmente, a contratura se estende a outros grupos de músculos, conferindo a doença feições características. Riso sardônico, rigidez de nuca, abdômen em tábua. A morte sobrevem com espasmos generalizados. É