metodo 5s
O sistema de produção em massa, (Taylorismo) foi desenvolvido por Frederick Taylor e Henri Ford no início do século XX. Predominou até o inicio de 1990, onde procurava reduzir custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho.
O sistema Toyota de Produção surgiu no Japão após vinte e cinco anos seguintes da II Guerra Mundial onde, na época, a indústria japonesa possuía pouca produtividade por falta de recursos, o qual acarretava no impedimento de adotar o método da produção em massa.
O sistema de produção japonês surgiu vinte e cinco anos após a II Guerra Mundial, na Toyota Motor. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno.
A administração Japonesa tem como filosofia evitar qualquer tipo de desperdício dentro da empresa, fazendo com que assim, promova-se o melhoramento contínuo. Ao aderir essa filosofia, a busca por conhecimento e tecnologias avançadas de produção como controle estático de processos, planejamento de produção e engenharia de produtos tornam-se permanente aliados ao favorecimento da política econômica governamental fazendo com que assim, os produtos japoneses alcançassem um diferencial competitivo no mercado internacional.
Baseia-se em quatro princípios: trabalho de equipe, comunicação, uso eficiente de recursos ou eliminação de desperdícios e melhoria contínua (kaizen). Algumas das formas básicas de desperdício a este sistema,seria a superprodução e a espera, os excessos de transporte, processamento, movimentação, estoques, e a produção de peças defeituosas.
Kaizen representa o conceito de melhoria contínua com vista à satisfação do cliente (interno ou externo), do funcionário e do capital.
A metodologia pode ser assim resumida: aperfeiçoar as pessoas; as pessoas aperfeiçoam continuamente os processos; processos aperfeiçoados melhoram os resultados; melhores resultados geram satisfação dos clientes.