Metas do plano nacional da educação elaborado pelo mec
A partir de agora faremos uma análise sobre as metas do Plano Nacional da Educação elaborado pelo MEC, para isso dividiremos a educação em faixas etárias como no disposto no documento estudado. É importante ressaltar que essa análise será feita de uma forma geral, baseada em pesquisa de estatística, sites relacionados e informações passadas pela mídia.
Educação Infantil
• Creches: desde as creches podemos perceber que falta muito para se atingir as metas estabelecidas, vez que são relatadas creches sem a menor condição de funcionamento, com seu espaço físico deteriorado ou inacabado, precariedade na higienização das crianças, ambientes e na preparação dos alimentos. Para agravar a situação, o despreparo do pessoal, desde os dirigentes até os auxiliares são constantes manchetes de jornais, às vezes por agressão, às vezes por descuido, provocando assim, verdadeiras tragédias.
Na pré-escola foi cumprida a meta de universalizar em cinco anos atendimento às crianças de seis anos de idade em pré-escolas, e que aparentemente está fluindo bem. Mas nessa fase repete o mesmo problema de infra-estrutura da pré-escola, o que em alguns casos se dá pela corrupção de nossos governantes. Isso acontece pois uma das metas não está sendo cumprida com êxito, que é a de avaliar as condições de funcionamento e do acompanhamento da pré-escola, observando o cumprimento das diretrizes nacionais.
• Ensino Fundamental: os programas de incentivo ao acesso no ensino fundamental vem funcionando, já a elevação progressiva do nível de desempenho dos alunos não é tão satisfatório quanto o planejado, também por falta de monitoramento por parte dos órgãos responsáveis. Também é realizado elaboração, de forma individual, o projeto pedagógico de cada escola respeitando os parâmetros curriculares. A infra-estrutura apresenta algumas defasagens em relação as metas propostas. È possível observar, principalmente no interior, que há em sua