Plano nacional de educação
Plano Decenal de Educação
Mariana, 17 de julho de 2014.
Introdução
O presente trabalho aborda o tema PDE- Plano Decenal de Educação. Nele explicita-se o que é o PDE, bem como a metodologia de elaboração do plano, seus objetivos; a construção do PDE, PNE- Plano Nacional de Educação, as principais metas do PNE, PNE- 2011 – 2020 e conclusão. O objetivo deste trabalho, é discutir o tema com o intuito de facilitar a compreensão, explanando os aspectos referentes ao plano de forma a construir uma linha de raciocínio desde a origem, passando por sua construção até sua implementação no novo Plano Nacional de Educação que foi sancionado pela presidente Dilma no dia 25 de junho deste ano. Utilizamos artigos pesquisados na internet, leituras impressas, além de vídeos do youtube, que contribuíram muito na construção deste texto. Apresentaremos as novas diretrizes e metas da nova agenda (2011 – 2020), comparando-a com a agenda de (2001 a 2010), que mudanças aconteceram e as possíveis melhorias sobre o planejamento educacional.
O que é o PDE?
Foi elaborado em 1993 pelo Ministério da Educação (MEC) um documento destinado a cumprir, no período de uma década (1993 a 2003), as resoluções da Conferência Mundial de Educação Para Todos. Esse documento é considerado “Um conjunto de diretrizes políticas voltado para a recuperação da escola fundamental no país".
Desta Conferência resultaram posições consensuais de luta pela satisfação das necessidades básicas de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos e o compromisso de elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, sobretudo de (nove) 9 países que apresentam baixa produtividade do sistema educacional . Integrando este Grupo, o Brasil através do Ministério da Educação e do Desporto elaborou o Plano Decenal de Educação para Todos, se tornando um objeto de discussão em todo o País.
Metodologia de Elaboração do Plano
Para elaborar o Plano, o Ministério da Educação