metaparadigmas de enfermagem
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM Curso de Enfermagem
Perspetivas de Enfermagem
Resumo El Pensamiento Enfermero
Indicadores:
Conceitos do metaparadigma em enfermagem e paradigmas;
Escolas de Pensamento (com referência às teóricas de enfermagem em cada escola).
A enfermagem assenta em quatro conceitos gerais, o cuidado, a pessoa, a saúde e o meio, estes conceitos não são exclusivos da enfermagem. São várias as correntes de pensamento que influenciaram a construção de modelos de concepção de enfermagem, as mais importantes são “o paradigma da integração que conduziu a uma orientação para a pessoa e o paradigma da transformação que levou á abertura ao mundo. Os modelos pretendem ” servir como guia nas práticas, formação, investigação e gestão dos cuidados”. Traçam os objectivos do profissional definindo o seu papel na prestação dos cuidados. Estes modelos servem de orientação no desenvolvimento do conhecimento que é necessário na prática da prestação de cuidados. Nightingale foi a primeira a formular uma concepção como modelo a seguir nas práticas de prestação de cuidados.
Podemos agrupar as conceções da disciplina de enfermagem em 6 Escolas de Pensamento: a Escola das Necessidades, Escola das Interações, Escola dos Efeitos Desejados, Escola da Promoção da Saúde, todas orientadas para a pessoa e a Escola do Ser Humano Unitário e a Escola do cuidar (caring) caraterizadas por uma abertura para o Mundo. Todas estas Escolas tentam responder a uma pergunta.
Escola das Necessidades
A Escola das Necessidades tenta responder à pergunta “O que fazem as Enfermeiras?” (Meleis, 1991) - os cuidados estão centrados na independência da pessoa, na satisfação das suas necessidades fundamentais e na capacidade de levar a cabo os seus autocuidados.
A enfermeira substitui a pessoa, que durante um tempo não consegue sozinha fazer determinadas atividades relacionadas com a sua saúde, ajudando-a a recuperar o mais