teoria martha rogers
Martha Rogers fala sobre o metaparadigma de enfermagem.O ambiente é um campo de energia irredutível, indivisível, pandimensional identificado por padrões e integrado ao campo humano.A enfermagem é uma arte e uma ciência humanística e humanitária.O objetivo das enfermeiras é participar no processo de mudança de forma que as pessoas possam se beneficiar.A saúde não é vista como um estado na teoria de Rogers.
USO DOS PRINCÍPIOS DE ROGERS NO PROCESSO DEENFERMAGEM
Usando as diretrizes dos princípios da homeodinâmica, a enfermagem vai utilizá-las no processo de enfermagem. Para isso deve haver um envolvimento tanto da enfermeira quanto do cliente no processo de enfermagem,então a enfermagem é trabalhar com o cliente, não para ou pelo cliente. Tal fato demonstra a preocupação com o seu todo.
Na fase de investigação do processo de enfermagem, são coletados fatos e opiniões sobre o indivíduo e o ambiente.A primeira série de perguntas reflete o princípio da integralidade. A próxima série de perguntas reflete o princípio da ressonância e a última série de perguntas seria influenciada pelo princípio da helicidade. A investigação de enfermagem é então, uma investigação total do ser humano e não apenas de seu estado físico ou mental. O principal é o indivíduo, não a doença. É então formada uma conclusão, que é o diagnóstico de enfermagem, segundo passo no processo de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem proporciona direção para o resto do plano de cuidados de enfermagem. O enfoque sobre a integralidade exige implementação no ambiente assim como no indivíduo. A ressonância exige que o plano de enfermagem tenha como alvo a sustentação ou a modificação das variações no processo de vida do ser humano completo. A enfermeira deve ajudar o indivíduo a mover-se em direção a um nível de existência mais alto e mais diversificado. O planejamento de enfermagem na área da helicidade exige uma aceitação das diferenças do indivíduo como