Teórica de enfermagem - Jean Watson
JEAN WATSON
“A ciência do cuidado é complementar à ciência da cura.”
BIOGRAFIA
Jean Watson, nascida em1940, Colorado –EUA.
Formou-se em Lewis Gale , Virgínia,1961.
Mestrado em enfermagem psiquiatrica e de saúde mental-
(universidade do Colorado)
Exerceu a Enfermagem como consultora particular,
enfermeira pesquisadora, membro do corpo docente e administradora educacional.
É membro da American Academy of Nursing e recebeu inúmeros prêmios.
Watson foi palestrante convidada em inúmeros países como Israel, Canadá,
Japão, Austrália e Taiwan, assim como nos Estados Unidos da América.
É autora de diversos artigos, capítulos de livros e de dois livros. Sua pesquisa tem sido na área do cuidado humano e da perda.
TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL
O fundamento da teoria de enfermagem de Watson foi publicado em 1979 em Nursing: The philosophy and science of caring. Em 1985, com um relançamento em 1988, sua teoria foi publicada em Nursing: Human science and human care .
Watson acredita que o principal enfoque da enfermagem esta nos fatores de cuidado que derivam da perspectiva humanística combinados com a base de conhecimentos científicos. Para que as enfermeiras desenvolvam filosofias humanísticas e sistemas de valores, é necessário uma ampla base nas artes liberais.
A base em artes liberais pode auxiliar a enfermeira a expandir a sua visão do mundo e a desenvolver as habilidades de pensamentos critico. A visão expandida do mundo e a habilidade de pensamento critico são necessárias na ciência do cuidado, que enfoca mais a promoção de saúde do que a cura da doença.
TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL
“Um individuo não se constitui apensa do corpo físico, mental e emocional. Ele possui uma herança valiosíssima arrecadada pela sua alma que transmite sabedoria mas que também reflete no seu ser mazelas e registros traumáticos não resolvidos em vivencias passadas influenciando o ser, provocando bloqueios e