Trabalho MARtha Rogers
INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÃO DE ENFERMAGEM DE ROGERS 5
PRESSUPOSTOS BÁSICOS 5
TEORIA DE ROGERS:Integralidade, Ressonância, Helicidade 6
COMPARAÇÃO COM OUTRAS TEORIAS 7
TEORIA DE ROGERS E METAPARADIGMA DE ENFERMAGEM 7
USO DOS PRINCÍPIOS DE ROGERS NO PROCESSO DE ENFERMAGEM 7
LIMITAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DE HOEODINÂMICA DE ROGERS 8
TRABALHO DE ROGERS E AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TEORIA 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Martha E. Rogers foi uma enfermeira que nasceu e morreu no século passado nos EUA e que se preocupava com a necessidade de educação superior também para as mulheres. Ela chegou a publicar vários trabalhos em periódicos de enfermagem, escreveu livros e contribuiu com capítulos para outros livros.
Neste trabalho faremos uma abordagem relacionada à Teoria de Enfermagem de Martha E. Rogers, baseando-nos em sua definição de enfermagem, à definição de ser humano ao processo de enfermagem teorizados por ela.
Ela acreditava que devemos conhecer a história da humanidade e o passado da enfermagem para podermos evoluir com criação de novas técnicas e aperfeiçoamento na prática. Ela enfatizava que os seres humanos estão no centro da enfermagem sendo necessário assim que a enfermagem seja humanística e humanitária e, portanto a ciência da humanidade.
Enfatiza que o ser humano está em constante troca com o ambiente e que o indivíduo é um todo unificado, a partir de pressupostos criou-se alguns princípios para serem usados no processo de enfermagem, porém a sua dificuldade de compreensão pode ser uma limitação ao uso efetivo desta teoria.Seu sistema abstrato