Metalografia
Resumo: A última aula da disciplina de Ciência dos Materiais e Microestrutura, lecionada pelo professor Kléber Mendes, ministrada aos cursantes do segundo período de 2012 do curso de Engenharia Mecânia teve por objetivo principal instruir os alunos sobre os processos de metalográfia, em especial, a análise metalográfica por micrografia.
Em relação às aquisições teórico-metodológicas, pode-se afirmar que o conhecimento a cerca dos processos metalograficos por parte dos alunos participantes desta aula, que mais tarde tiveram que realizar uma análise metalográfica de algumas amostras com o auxílio de um microscópio e após a conclusão desta fase estes tiveram que realizar pesquisas a fim de identificar o metal ao qual a amostra se destinou, puderam obter conhecimento de técnicas que conduzem ao estudo da estrutura íntima dos materiais.
Palavras-chave: metalografia, micrografia, microscópio, corpo de prova.
1. INTRODUÇÃO
A metalografia microscópica, ou micrografia, estuda os produtos metalúrgicos, com o auxilio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reagente adequado. Este estudo se faz importante pelo fato de as propriedades mecânicas de um metal dependerem não só da sua composição química como também da sua textura. Com efeito, um mesmo aço pode tornar-se mole, duro, duríssimo, quebradiço, elástico, tenaz etc., conforme a textura que apresentar e que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecânicos ou tratamentos térmicos adequados.
2. MICROGRAFIA
Esta definição consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, onde se pode observar e identificar a granulação do material, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões. A técnica de um ensaio micrográfico se transcorre de acordo com as