Metalinguística
Em Lógica e Linguística, uma “metal” é uma linguagem usada para descrever algo sobre outra(s) linguagens (linguagens objeto). De modo mais amplo, uma metalinguagem pode referir-se a qualquer terminologia ou linguagem usada para descrever uma linguagem em si mesma — uma descrição gramatical, por exemplo, ou um discussão sobre o uso de uma linguagem. Com que se procura interpretar e explicar qualquer outra linguagem.
É a propriedade que tem a língua de voltar-se para si mesma, é a forma de expressão dos dicionários e das gramáticas. O significado do termo, entretanto, ampliou-se e hoje o encontramos associado aos vários tipos de linguagem. Uma música cujo tema seja o próprio fazer musical terá empregado esse recurso.
Metalinguagem ocorre quando determinada linguagem, seja ela, por exemplo, escrita, visual ou sonora faz referência a si mesma ou a outra linguagem. A palavra tratando a palavra, como no dicionário e na gramática, ou o poema tratando sobre a palavra, poesia; ou um poeta escrevendo sobre o Poeta; uma ciência explicando a própria ciência são exemplos de metalinguagem por excelência.
EXEMPLOS:
Está Presente em filmes: “A Noite Americana”
Representa as loucuras que se passam em um set de filmagens. “Delírios de Hollywood”
Conta a história de um roteirista que acaba contratado por Hollywood para escrever um filme importante e se torna um mestre no cinema.
Está Presente em Músicas: Escrevi essa canção Eu vou equaliza você Pra dizer que sinto por você Numa frequência que só a gente sabe Estrela da manhã Eu te transformei nessa canção Só você faz nascer um novo dia Pra poder te gravar em min (Novo som) (Pitty)
Samba de uma Nota Só
Eis aqui este sambinha
Feito numa nota só
Outras notas vão entrar
Mas a base é uma só (Newton Mendonça)
Está Presente na internet:
Em sites que contam a trajetória da internet.
Está Presente na linguagem de libras:
A explicação verbal que alguém faz