Metal Duro
Devido a sua grande aplicação, esse tipo de ferramenta revolucionou a indústria e evoluiu com o passar do tempo sendo utilizada como ferramenta de corte na usinagem.
As informações deste trabalho foram obtidas a partir de artigos sobre metal duro com o foco em ferramentas de corte. Com base nestes, e a realização da visita técnica à empresa __________________conseguimos ampliar o nosso campo de conhecimento sobre o assunto em questão. METAL DURO
Metal duro é o nome dado a uma liga de carboneto de tungstênio, produzido por metalurgia do pó. O produto é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros matérias de menor ponto de fusão, chamados aglomerantes (cobalto, cromo, níquel ou uma combinação deles).
As ferramentas de metal duro surgiram na Alemanha no final da década de 20, quando foram verificadas as excelentes propriedades de dureza e resistência ao desgaste desse material, sendo comparado à época ao diamante ,visto a semelhança de suas propriedades, surgindo o nome de widia (wie diamant como diamante), com uma composição de 81% de tungstênio, 6% de carbono e 13% de cobalto. Karl Schröter gerou em seu laboratório um pó de carboneto de tungstênio (WC). Através da metalurgia deste pó, e com a utilização de um aglomerante, que na maioria das vezes é usado o cobalto, também em pó, trouxe ao mercado, na década de 30, um dos mais importantes grupos de matérias de ferramentas de corte: o metal duro.
As ferramentas de metal duro são utilizadas devido a suas propriedades como: elevada dureza, tenacidade à altas temperaturas e alta