Metal duro
As pastilhas de metal duro são otimizadas por grupos de materiais e tipo de operações. Aplicadas corretamente e com os dados de cortes, otimizados melhoram a produtividade para muito alem do que as pastilhas do tipo geral podem lhe oferecer.
Pastilhas de metal duro com varias geometrias e números de arestas de corte, geometria e classe otimizadas para aplicação tornam possível taxa de remoção.
As pastilhas de metal duro utilizadas para corte e usinagem de aços, aplicações de resistência ao desgaste ou impacto e demais aplicações especiais.
As pastilhas de metal duro também são oferecidas com cobertura de TiN (nitreto de titânio) e alumina, oferecendo uma vida útil ainda maior.
Aplicações para Metal Duro
Principais aplicações das classes de metal duro
P 25 - Classe específica para trabalho de acabamento e semi-acabamento em aço carbono em processos de torneamento, fresamento e filetamento.
P 40 - Classe específica para desbaste, fresamento de seções de médio e grosso calibre e cordões de solda de tubos de aço carbono.
F 03 - Classe especialmente desenvolvida para fabricação de bicos de jato.
F 05 - Classe para Torneamento, acabamento e rasqueteamento em alta velocidade de corte e baixo avanço de aço temperado, vidro, cerâmica, plástico, alumínio e madeira de alta densidade. Ótimo para trefilação de arame de aço. Classe altamente resistente ao desgaste por abrasão.
F 10 - Mesma aplicação da classe do F 05, mas em condições mais severas.
F 12 - Para trabalho com furações e alta resistência ao desgaste, quando há necessidade de uma alta resistência a flexão.
F 22 - Classe específica para estampagem de aço-silício. Construção de punções e matrizes para estampagem. Construção de utensílios para o corte de materiais não ferrosos e seus derivados.
E 25 - Características similar a classe F22 mais específica para trabalho em eletroerosão.
K 15 - Torneamento, fresamento e furação de aço, ligas metálicas, madeira, borracha e plástico.