Metais pesados
Titulo: Metais pesados
Objetivo:Identificar os tipos de matérias pesados tóxicos e suas conseqüências
Justificativa: :Por serem agentes tóxicos mais antigos e ainda estarem representando riscos à saúde, devemos conhecer e nos prevenir contra este mal que atingi a humanidade.
Introdução:Os metais pesados são considerados os mais antigos agentes tóxicos conhecidos pelo homem. A partir do contato com o organismo sua contaminação é progressiva, podendo representar diferentes riscos a saúde, afetando diferentes órgãos e tecidos do organismo. Desenvolvimento:Os metais pesados e tóxicos por estarem no meio ambiente afetam todas as formas de vida, através da via oral, isto porque os alimentos são contaminados através da água e do solo tornando-se agentes tóxicos.
Os metais pesados podem ser classificados em:
-Elementos essenciais: cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio.
-Microcontaminantes ambientais: arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, tungstênio, alumínio, titânio, estanho.
-Misto:cromo,zinco,ferro,cobalto,manganês e níquel. Chumbo – Um dos primeiros metais que o homem aprendeu a usar. A intoxicação por chumbo tem o nome de plumbismo ou saturnismo. Ela ocorre devido a exposição prolongada. O chumbo pode penetrar no organismo através de diversas maneiras, mas a mais comum são pelas vias respiratórias,cutânea ou digestiva e são excretada pelo rins, biles, suor e pelo leite materno.
Mercúrio: A intoxicação por mercúrio também recebe o nome de hidrarginismo.
O mercúrio é o único metal liquido à temperatura ambiente.
Devido a poluição ambiental, os seres vivos estão expostos a esse metal, a essa contaminação tóxica, através dos lixões e entre outros. Os seres humanos,ou seja os trabalhadores, inalam o metal em forma de vapor e pó, sendo a absorção pulmonar responsável por cerca de 80% do mercúrio inalado.
Níquel:É um dos produtos mais sensibilizantes conhecidos pelo