metabolitos
METABÓLITOS SECUNDÁRIOS
Trabalho apresentado ao curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, como parte das exigências para obtenção de nota na disciplina de biologia celular.
Campo Mourão – PR
2013
METABÓLITOS SECUNDÁRIOS
Professor: Edson Tsutomu Anami
Campo Mourão – PR
2013
EXERCÍCIOS
O que é um metabólito secundário?
Metabolitos secundários são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. A ausência dos metabolitos secundários não resulta na morte imediata. Em longo prazo afeta a sobrevivência, fecundidade ou estética do organismo, podendo não ter qualquer impacto significativo.
Qual a diferença entre o metabólito primário? Entende-se por metabólito primário o conjunto de processos metabólicos que desempenham uma função essencial no vegetal, tais como a fotossíntese, a respiração e o transporte de solutos. Os compostos envolvidos no metabolismo primário possuem uma distribuição universal nas plantas. Esse é o caso dos aminoácidos, dos nucleotídeos, dos lipídios, carboidratos e da clorofila. Em contrapartida, o metabólito secundário origina compostos que não possuem uma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. Como conseqüência prática, esses compostos podem ser utilizados em estudos taxonômicos (quimiosistemática).
Onde são formados estes compostos secundários?
São formados a partir das substâncias do metabolismo primário. A partir de um número limitado de substâncias do metabolismo primário: aminoácidos, acetil-coenzima A, ácido mevalônico, e intermediários do metabolismo do ácido shiquímico.
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários. Quais são eles? Descreva cada um deles:
Compostos Fenólicos:
Os fenólicos são um grupo de compostos bastante presentes no nosso dia a dia, embora nem sempre nos