Metabolismo
R: A diferenciação das cadeias de ácido graxo se dá pelo número de carbonos, podendo ser par ou ímpar, pela presença ou ausência de insaturações e o radical presente no lado oposto do grupamento principal. Cadeias de números pares de carbonos formarão colesterol, já cadeias com números ímpares de carbonos não formarão colesterol. No organismo, a gordura pode ser ingerida de três formas diferentes: gordura ingerida na alimentação, gorduras armazenadas nas células na forma de gotículas de gordura e gorduras sintetizadas que possam ser exportadas de um órgão para o outro. Antes de serem absorvidas, partículas de gorduras macroscópicas devem ser transformada em partículas microscópicas, e esse processo ocorre através da solubilização por sais biliares.
Essas moléculas difundem-se para o interior das células epiteliais na superfície intestinal interna, onde são convertidas em triacilgliceróis e agrupadas ao colesterol e a proteínas especificas formando quilomícrons. Será através de uma proteína denominada apolipoproteína que os triacilgliceróis, fosfolipídios, colesterol e éster de colesterol serão transportados entre vários órgãos.
2ª: A ativação da beta-oxidação pela formação do seu combustível pode ocorrer através da mobilização das gorduras do tecido adiposo. Explique como ocorre a quebra dos triacilgliceróis no tecido adiposo e a distribuição dos seus produtos na célula alvo.
R: Quando os baixos níveis de glicose no sangue ativam a liberação do glucagon, o hormônio se liga ao receptor na membrana do adipócito e assim estimula a adenilil-ciclase, via uma proteína G, a produzir AMPc. Isso ativa a PKA, que fosforila a lípase sensível a hormônio e as moléculas de perilipina na superfície da gotícula lipídica. A fosforização da perilipina permite que a lípase sensível a hormônio tenha acesso à