Metabolismo
Nas células, as reações não ocorrem isoladamente, mas são organizadas em seqüências de múltiplas etapas denominadas rotas, nas quais o produto de uma reação serve como substrato da reação subseqüente (Figura). Por sua vez, diferentes rotas se interrelacionam, formando uma rede integrada e objetiva de reações químicas, coletivamente denominada metabolismo.
Mapa Metabólico
É conveniente investigar o metabolismo examinando suas rotas componentes. Cada rota é composta de seqüências multienzimáticas e cada enzima, por sua vez, podem exibir importantes características catalíticas ou regulatórias. De modo a revelar uma visão do "quadro geral", um "mapa metabólico" contendo as rotas centrais importantes do metabolismo energético é mostrado na Figura. O mapa é útil para traçar conexões entre as rotas, visualizando o "movimento" dirigido dos intermediários metabólicos e demonstrando o efeito dos intermediários sobre o "padrão de tráfego" se uma via é bloqueada, seja por uma droga ou por uma deficiência hereditária de uma enzima.
A maioria das rotas pode ser classificada como catabólica (de degradação) ou anabólica(de síntese). As reações catabólicas quebram moléculas complexas, como as proteínas, polissacarídeos e lipídios, em algumas moléculas simples, por exemplo, CO2, NH3 (amônia) e água.
As vias anabólicas formam produtos finais complexos a partir de precursores simples.
Esta seção descreve as vias catabólicas mais comuns e destaca as diferenças entre o catabolismo e anabolismo.
Catabolismo
As reações catabólicas servem para capturar energia química (na forma de ATP) a partir da degradação de moléculas combustíveis ricas em energia. O catabolismo também permite às moléculas na dieta (ou moléculas nutrientes armazenadas nas células) serem convertidas em blocos de construção necessários à síntese de moléculas complexas. A geração de energia por degradação de moléculas complexas ocorre em três estágios