metabolismo
Metabolismo pode ser tido como o conjunto de reações químicas, físicas e biológicas que ocorrem dentro do organismo dos seres vivos em uma lógica para um objetivo. O metabolismo normalmente está associado a eventos em cascada, isto é, organizados e catalisados por enzimas específicas em cada uma das etapas que acontece. Todos esses acontecimentos tem o princípio de gerar um ou mais produtos e, consequentemente, algum tipo de resíduo, conhecido como metabólito ou resíduo metabólico.
O metabolismo pode, a grosso modo ser descrito como catabólico ou anabólico, sendo que ambos envolvem resultados diferentes.
O catabolismo é o metabolismo de degradação, isto é, de consumo ou destruição de algum composto, tecido ou substância. Por exemplo, quando estamos com um hormônio polipeptídico secretado pelo pâncreas chamado Glucagon em altos níveis no corpo, a tendência é que alguns processos aconteçam e, entre outros, os principais deles são:
- Proteólise: Entrada da proteína na via energética (proteína esta retirada normalmente do tecido muscular);
– Gliconeogênese: Ressíntese de glicose a partir de compostos de C, H e O;
– Lipólise: Degradação do triacilglicerol no panículo adiposo;
– Glicólise: Degradação das moléculas de glicose;
– Glicogenólise: Degradação do glicogênio hepático e muscular.
[ad#2]Como podemos ver, o resultado de quase todos os processos é basicamente a degradação e/ou diminuição de algo. E é justamente por esse motivo que todo atleta que se preze tem pânico ao ouvir a palavra catabolismo. Basicamente, isto significa que suas vias estarão em degradação inapropriada, fazendo-o perder massa muscular e consequentemente rendimento, aparência física e outros, como queda metabólica