administração
Henri Fayol foi a primeira pessoa a definir as funções básicas do administrador, a teoria clássica, sendo suas funções básicas são planejar, organizar, liderar, controlar. Temos ainda, alem de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max weber, grandes contribuidores para a teoria da administração, em seus primórdios. Teorias essas, utilizadas ainda nos tempos atuais pelos administradores de empresas.
Ao gestor cabe a tarefa de tomadas de decisões, embasadas em planejamento a curto, médio e a longo prazo, com base em dados colhidos na empresa nas mais diversas ferramentas disponíveis atualmente, obtendo assim maior eficiência e eficácia em seus resultados.
Um grande aliado é a área de TI, onde agrega informações nas mais diversas áreas da empresa como financeira, contábil, produção de bens, estoques, bem como o armazenamento de dados, provocando assim uma diminuição substancial de papeis e documentos e consequente o arquivo.
Entretanto, com a TI, a empresa deve estar atenta na comunicação tanto interna e externa, para que não haja vazamento de dados, bem como erros de interpretação nos comunicados, como nos memorando internos que podem ser enviados erroneamente a setores indevidos, causando assim grandes transtornos ao administrador.
A TI é uma ferramenta valiosa na empresa tanto a nível estratégico bem como no nível operacional e administrativo, causando grande impacto em seus resultados, pois em tempo real é possível as empresas agirem a reagirem instantaneamente junto aos seus clientes, no mercado, na concorrência.
Para tanto a empresa deve investir em TI, como em hardwares, softwares, nos sistemas de comunicação bem como nos gestores de informação.
A comunicação empresarial muitas vezes é vista como meios de divulgação