Concepções e tendências do ensino e avaliação em matemática
Julho/2.010
MÓDULO I
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DO ENSINO E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Pontos para reflexão sobre a avaliação da aprendizagem em matemática.
UNIDADE 1
Página 14
1º Cartoon
Questões
1º- Será que situações semelhantes a esta ocorrem ( ou ocorreram) com nossos alunos em aulas de matemática?
Situações como esta são comuns em sala de aula onde o aluno conseguiria solucionar a atividade pelo conhecimento adquirido dia a dia e acaba por se confundir com códigos e tabelas ensinados pelo professor ,uma simples conta se torna um bicho papão de difícil solução. O educador não leva em conta o conhecimento adquirido antes da vida escolar.
A bagagem de conhecimentos acerca da matemática são esquecido ou deixado de lado, fato que faz com que o aluno sinta-se incapaz de solucionar um simples exercício.
O ensino da matemática deve deixar de lado a cobrança de conteúdos memorizados de forma mecânica e sem significado para o educando, passando a desenvolver atividades mais próximas ao aluno, com a utilização eficaz de materiais concreto e de fácil acesso.
2º- Descreva uma situação semelhante a esta, ocorrida com você ou com um colega.
Em sala de aula já ocorreu situações em que a atividade foi realizada de forma incorreta por ficar em dúvida se resolveria da forma com que havia aprendido no dia a dia, ou como a professora esperava (fórmulas, tabelas, entre outras...). Muitas vezes o aluno tenta “agradar” o professor para não ser taxado de ignorante ou até mesmo de burro.
3º- Por que estas situações acontecem em sala de aula? Será que isto também ocorre quando os alunos fazem suas tarefas escolares em casa? Dê sua opinião.
Tais situações ainda ocorrem em sala de aula pelo fato de que o professor se vê como alguém que está no local apenas para passar o conhecimento, conteúdo a ser desenvolvido, ou seja, cumprir o conteúdo estipulado no currículo e que a avaliação é o produto final e acaba