Efeito do antioxidante da saúde
As células do nosso corpo necessitam do oxigênio para transformar os nutrientes em energia, porém a queima do oxigênio gera determinados produtos tóxicos, os radicais livres, que são moléculas que ficam soltas em nosso organismo para causar a oxidação celular. A produção dessa molécula é acelerada por conta de alguns fatores externos como a poluição ambiental, radiação ultravioleta, estresse, alto consumo de gorduras saturadas e tabagismo. A mesma prejudica diferentes estruturas do nosso organismo como o DNA, as proteínas, e as lipoproteínas, além de lesarem nossas células e causar danos à saúde, também podem causar danos estéticos.
Suas ações estão relacionadas ao processo biológico como o envelhecimento, além de enfermidades como o câncer, a artrite, complicações cardiorrespiratórias entre outros.
Os antioxidantes são substancias naturais que protegem o organismo destas moléculas, impedindo a destruição das células sadias, as mais conhecidas são as vitaminas C, E, os betacarotenos, o selênio e o zinco que estão presentes em frutas, vegetais, sementes oleaginosas, óleos, chás e temperos naturais, além de estarem presentes em capsulas.
As cápsulas podem ser uma boa opção na ingestão de antioxidantes, mas o mais recomendado é que haja uma alimentação bem variada onde possa ser suprida a dose de antioxidantes ideal por dia, um exemplo a ser dito seria a ingestão de betacarotenos por capsulas que apontam efeitos negativos em consumo excessivo, mas o mesmo não é atribuído se for ingerido naturalmente. Para aperfeiçoar a absorção destes compostos é importante que se tenha além de boa digestão um ótimo funcionamento intestinal, pois grande parte desses nutrientes é absorvida no intestino.
Os suplementos antioxidantes já são utilizados até mesmo nos tratamentos oncológicos, podendo trazer benefícios se forem corretamente aplicados.
Quando a sua defesa, os antioxidantes não são completamente suficientes para combater a