Metabolismo energetico
Os carboidratos são os principais responsáveis pelo fornecimento de energia para o trabalho celular. Eles são fornecedores preferenciais da energia para as atividades celulares.
Os tipos de carboidratos
Monossacarídeos- são os carboidratos simples. Se a molécula tiver 6 carbonos, haverá 12 hidrogênios e 6 oxigênios. Somente eles são capazes de atravessar as membranas plasmáticas celulares.
Dissacarídeos- são formados pela reunião de duas moléculas de monossacarídeo, que reagem havendo a perda de uma molécula de água.
Polissacarídeos- são moléculas gigantes formadas por numerosos monossacarídeos ligados uns aos outros.
Hidrólise
A hidrólise é a quebra pela adição de uma molécula de água. Quanto menor for a molécula, mais rápida será sua passagem através da membrana plasmática. Já as maiores não chegam a penetrar nas células, ao não ser que sejam desmontadas através da hidrólise.
No tubo digestório existem as enzimas digestivas, que facilitam a hidrólise.
Lipídios
Simples- reserva energética de animais e vegetais. Nas aves e nos mamíferos, são isolamentos térmicos, pois evitam a perda de calor através da pele; bons amortecedores contra impactos mecânicos.
Compostos- presente nas membranas plasmáticas das células.
O “bom” colesterol e o “mau” colesterol
Existem, basicamente, dois tipos de moléculas transportadas: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade). Quando em excesso, o LDL se deposita nas artérias, justificando o nome de “mau colesterol”. O HDL tende a retirar o colesterol das artérias, levando-o ao fígado, onde é convertido em bile, por isso o nome de “bom colesterol”.
Processos que liberam energia
Nos organismos vivos, os açúcares funcionam como combustíveis: no interior das células ocorre “queimas” dos açúcares, que fornecem a energia necessária para seu funcionamento.
As reações que liberam energia são chamadas de exotérmicas, as que absorve energia é