Metabolismo celular e organelas
O presente estudo tem como objetivo descrever como ocorre o metabolismo celular, assim como apresentar as organelas citoplasmáticas, citando seus principais aspectos e funções.
2 METABOLISMO CELULAR
Os seres vivos realizam intensas e incessantes atividades de transformação química, como absorção de substâncias, construção de moléculas grandes, movimentação, produção de calor e divisão. Em todas essas atividades, estão sempre envolvidas reações químicas, cujo conjunto é chamado de metabolismo celular. A energia metabólica é obtida a partir de substâncias orgânicas constituintes dos alimentos.
O metabolismo realizado por um ser vivo envolve as diversas atividades celulares, nas quais moléculas são modificadas, quebradas ou unidas entre si, transformando-se em outras.
Reações metabólicas:
Síntese: são aquelas em que moléculas mais simples são unidas para formar moléculas de maior complexidade.
Degradação: são aquelas nas quais moléculas mais complexas são quebradas, transformando-se em outras mais simples. Aminoácidos + aminoácido + aminoácido + ........... = Proteína (Síntese)
Glicogênio (quebra) = glicose + glicose + glicose +....... + ...... (Degradação) Anabolismo: é o conjunto de reações de síntese, por meio das quais um ser vivo constrói as complexas moléculas orgânicas que formam seu corpo.
Catabolismo: são as reações de degradação. É por meio das reações catabólicas que os seres vivos obtêm a matéria-prima e a energia necessárias à vida.
3 ORGANELAS
3.1 Nucléolo
Os nucléolos são estruturas esféricas e densas que se coram intensamente. Têm um diâmetro de 1 a 3um e se alojam dentro dos núcleos. Ao microscópio eletrônico o nucléolo aparece como uma massa densa e compacta, com cavidades cheias de cromatina. Sob maiores aumentos se comprova que o nucléolo apresenta áreas constituídas por grânulos e áreas compostas de fibrilas.
A parte fibrilar é constituída de DNA e