asdfasdf
TEMA 1. Muros de Contenção
São estruturas corridas de contenção, constituída de parede vertical ou quase vertical apoiada numa fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (de tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado) ou ainda, de elementos especiais. Sua fundação pode ser direta, rasa e comprida ou profunda, em estacas ou tubulações.
Sempre que um muro de contenção deva conter um terrapleno é importante ter em mente que tal terrapleno deve ser construído de modo a atender a condições conflitantes, porque deve ser adequadamente compactado para que a região que contenha a superfície potencial de ruptura possua resistência ao cisalhamento não inferior à que foi adotada no cálculo dos empuxos. Essa compactação, porém, na vizinhança do parâmetro interno do muro, não deve ser tão intensa a ponto de criar tensões horizontais superiores às do projeto. Em outras palavras, uma compactação exagerada junto ao parâmetro de estruturas de arrimo pode elevar os empuxos horizontais acima dos níveis dos empuxos ativos e mesmo de repouso. Por outro lado, uma compactação deficiente na zona em que se situa a superfície potencial de ruptura, também pode levar a empuxos mais elevados por motivo oposto, ou seja, pelo fato de não desenvolver no maciço suficiente resistência ao cisalhamento.
Tipos de muros:
1.1.1 Muros de Gravidade
São estruturas corridas, massudas, que se opõe aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Em geral são empregadas para conter desníveis pequenos