Células do corpo humano
Há muito tempo, os cientistas pensavam nas formas biológicas como sendo apenas animais e vegetais. Na natureza havia o reino vivo e o reino morto, onde estavam os minerais. No reino vivo eram classificados todas as formas de vida visíveis. Mas tudo mudou com a invenção do microscópio, quando pôde-se descobrir um adorável mundo, o microcosmo.Imediatamente viria a se descobrir a célula e muitos organismos unicelulares. Com as nocões celulares, pôde-se conhecer a complexa formação histológica dos órgãos e, mais recentemente, vislumbrar microestruturas como os cromossomos, ribossomos, entre outros.Veja no trabalho a seguir um pouco mais sobre esse tema tão gostoso que são as células.
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 1013) de células; A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100mm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio; a massa típica da célula é um nanograma.
História
As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.
Enquanto isso, Antonie van Leeuwenhoek (1632–1723), um holandês que ganhava a vida vendendo roupas e botões, estava gastando seu tempo livre moendo lentes e construindo microscópios de qualidade notável. Ele desenhou protozoários, tais como o Vorticella da água da chuva, e bactérias de sua própria boca.
Em 1838 Matthias Schleiden e Theodor Schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células tronco".
As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas e substâncias físicas, o citoplasma em que se encontram dispersos