Metabolismo Aeróbico
Substratos para o Exercício l Carboidratos (açúcares), Ácidos Graxos (gorduras) e Proteínas fornecem a energia necessária para manter as atividades celulares em repouso e durante o exercício. l A energia presente nos alimentos não é transferida diretamente às células para a realização de trabalho biológico. Em vez disso, essa “energia dos nutrientes liberada através da oxidação é recolhida e conduzida como uma forma acessível de energia química através do composto químico rico em energia denominado ATP” (MCARDLE, KATCH; KATCH, 1998).
Substratos para o Exercício l Em repouso, a energia que o corpo necessita deriva tanto da degradação dos carboidratos quanto da degradação das gorduras, com uma participação maior do último substrato em atividade leves a moderadas. As proteínas usualmente fornecem pouca energia para função celular. Durante o esforço muscular leve a moderado, uma maior quantidade de carboidratos é utilizada, com menor dependência das gorduras. No exercício máximo de curta duração, o ATP é gerado quase que exclusivamente a partir dos carboidratos (WILMORE; COSTILL, 2001).
Produção de Energia l ATP (Adenosina Trifosfato) – Composto de fosfato de alta energia e fonte imediata de energia para a contração muscular. l De forma geral, para efeito de produção de energia, os esforços físicos deverão ser classificados em duas categorias: (a) aqueles considerados de elevada intensidade, porém de curta duração (anaeróbico); e (b) aqueles de baixa intensidade e longa duração (aeróbico) (Fox e Mathews, 1991).
Vias Metabólicas l Três vias metabólicas principais proporcionam energia para o desempenho de um exercício físico: a via anaeróbica alática (ATP - fosfocreatina), a via anaeróbica lática (glicose) e