met
7.4.1 Variável Moderadora
Variável moderadora (M) é um fator, fenômeno ou propriedade, que também é condição, causa, estímulo ou fator determinante para que ocorra determinado resultado, efeito ou conseqüência, situando-se, porém, em nível secundário no que respeita à variável independente (X), apresentando importância menor do que ela;
Tuckman (ln: Kõche, 1979:55) - "entre estudantes da mesma idade, a inteligência, o desempenho de habilidades está diretamente relacionado com o número de treinos práticos, particularmente entre os meninos, mas menos particularmente entre as meninas". x = número de treinos práticos; Y = desempenho de habilidades; M = sexo dos estudantes (que modifica a relação entre X e Y).
Marina de Andrade Marconi, em sua obra Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista, analisou a tão "conhecida" relação entre a atividade de garimpo e irresponsabilidade do garimpeiro muito "maior" do que a de outros elementos ligados às atividades rurais, concluindo que "não há diferença acentuada entre a atividade de garimpeiro e outra atividade rural no que se refere à atitude de irresponsabilidade, exceto entre os garimpeiros sem companheiro, quando é um pouco mais elevada" (1978:128). x = tipo de atividade; Y = grau de irresponsabilidade; M = estado conjugal.
7.4.2 Variável de Controle
Variável de controle (C) é aquele fator, fenômeno ou propriedade que o investigador neutraliza ou anula propositadamente em uma pesquisa, com a finalidade de impedir que interfIra na análise da relação entre as variáveis independente e dependente .
Importância da variável de controle
A professora Gilda Alves Montans está realizando uma pesquisa para verificar diferenças no tipo de aprendizagem musical de alunos que foram ensinados através de dois métodos distintos: o método A, convencional, e o método B, criado recentemente. Para o seu estudo, determinou exercer controle sobre quatro variáveis, que podem influenciar