Mestre
Este estudo analisa o rendimento escolar dos estudantes do ISSS ,a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos do 1º e o 2º ano de escolaridade do ano académico 2012.Trata-se de uma pesquisa com este grupo alvo, com caracter exploratório e correcional , na hipótese geral e especifica. A amostra a utilizar compreende todas as provas de avaliação,……………………………... Os coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento academico nas disciplinas cujo conteúdo curricular refere-se aos itens das provas. Pode-se observa-se uma diminuição/aumento progressiva nos coeficientes de rendimento académico . Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade, a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar.
Palavras-chave: Inteligência; Desempenho; Rendimento académico; Sucesso escolar Tema: Academic achievement ISSS firsts and second degrees students 2012
Keywords: Intelligence; Cognitive performance; Academic achievement; School success
Introduçao
O rendimento académico refere-se à avaliação do conhecimento adquirido no âmbito escolar ou universitário. São considerados estudantes com bom rendimento academico todos os estudantes que obtenham qualificações positivas nos exames que devem realizar ao longo do ano lectivo.
O rendimento académico é uma medida das capacidades do estudante, que expressa o que este tem aprendido ao longo do processo formativo. Também abarca a capacidade do estudante em responder aos estímulos educativos. Neste sentido, o rendimento academico prende-se com a aptidão.
São vários os factores que incidem sobre o rendimento academico. Desde a dificuldade própria de algumas disciplinas (ou cadeiras) até