mestre
2. Explique a origem do mundo sensível na metafísica platônica. Em Timeu, Platão diz que um ser (demiurgo) vislumbrou o mundo das ideias e tentou reproduzi-lo, dando origem ao mundo sensível, uma cópia do mundo das ideias.
3. Explique o conceito de metafísica em Aristóteles. Aristóteles não usava o termo "metafísica". Ele usava o termo "filosofia primeira". A filosofia primeira engloba os raciocínios sobre os conhecimentos e causas ocultos aos sentidos, alcançáveis apenas pela razão.
4. Explique a definição aristotélica do ser em comparação com Parmênides e Platão. No duro, ser é tudo aquilo que tem substância. Sem substância, algo não é. Esta definição é melhor que a de Parmênides (que não sabia o que fazia um ser "ser") e a de Platão (que tinha uma visão muito mítica e idealista de ser).
5. Explique as características da substância supra-sensível e sua ação sobre o universo. A substância supra-sensível é eterna, imóvel e ato puro. Do contrário, ela seria um ser como todos os outros, originário de um movimento superior antecedente. A substância supra-sensível atrai os seres por ela mesma ser uma causa, não eficiente, mas causa final. Ela é responsável pelo início do movimento, o motor que moveu sem ser movido.