mesopotamia
A arte antiga
SONIA FARIA
A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica. O homem deixava de ser um coletor que dependia da caça e dos recursos naturais oferecidos, uma nova forma de domínio do ambiente é uma das causas possíveis da eclosão urbana na Mesopotâmia.
A arte mesopotâmia compreende as obras artísticas das diversas culturas que, na antiguidade, se desenvolveram na região situada entre os rios Tigre e Eufrates ,as civilizações que se desenvolveram na area de terras ferteis eram compostos pelos sumericos, os assirios, os babilonicos e os persas.
A arte mesopotamia é melhor entendida com a especificação da arte de cada povo:
Sumérios
Começou a partie de 4000 a.c.na região de confluencia do Rio Tigre com o Rio Eufrates.
Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades.
Utilizavam a madeira e o tijolo colorido para a decoração, os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.A arte era farte de figuras religiosas de alabastro. A arte era em forma geometrica e esquemática baseada no cone e no cilindro Gudea, príncipe de Lagash
Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
Placa de argila com escrita cuneiforme
Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores,