Mesopotamea 2 1
Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente estão localizados os países, Irã, Iraque, Síria e Turquia.
Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, além da vantagem de terem água próxima, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte.
Periodicamente o volume das águas dos rios Tigre e Eufrates aumentavam de volume e em consequência disto inundavam as regiões à sua volta, trazendo terra, areia e cascalhos permitindo que fertilizasse a terra quando as águas baixassem.
As cheias não eram regulares, e em razão disto os mesopotâmicos construíram grandes complexos hidráulicos, o que resultou em um enorme desenvolvimento tecnológico, se especializaram na construção de diques e barragens e assim foram controlando a força e o volume das águas dos rios e usaram-a em seu favor.
A vida cotidiana dos Mesopotâmios
Escravos e pessoas de condições mais humildes levavam o mesmo tipo de vida. A alimentação era muito simples: pão de cevada, um punhado de tâmaras e um pouco de cerveja leve. Isso era a base do cardápio diário. Às vezes comiam legumes, lentilha, feijão e pepino ou, ainda, algum peixe pescado nos rios.
Na habitação, a mesma simplicidade. Às vezes a casa era um simples cubo de tijolos crus, revestidos de barro. O telhado era plano e feito com troncos de palmeiras e argila comprimida. Esse tipo de telhado tinha a desvantagem de deixar passar a água nas chuvas mais torrenciais.
Os ricos se alimentavam melhor e moravam em casas mais confortáveis que os pobres.
A organização social dos Mesopotâmios
Sumérios, babilônios, hititas, assírios, caldeus. Entre os inúmeros povos que habitaram a Mesopotâmia existiam diferenças profundas. Os assírios, por exemplo, eram guerreiros. Os sumérios