1 PRAGA RESUMO DO TEXTO
RESUMO DO TEXTO
Águas transformadas em sangue – Na época, o poder egípcio mais forte era no Delta do Nilo, Salmo 78.43 nos indica essa situação, ao mencionar o “Campo de Zoã”. Essa cidade era localizada na margem Oriente do Nilo. As condições da primeira e segunda praga ocorreram em um lugar que havia muita água, riachos e lagos, o que era típico do baixo Egito.
Rio Nilo - é o maior rio do mundo, situado no nordeste do continente africano, nascendo a sul da linha do Equador e desaguando no Mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. o Nilo tem um comprimento de 7 088 km. É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara.
Moisés recebeu ordem para estender sua vara por sobre o Rio Nilo, para que suas águas se transformassem em sangue, o que resultou na morte da vida aquática, além do que suas águas não eram mais potáveis.Os egípcios tivera que cavar poço para encontrar água que fosse boa para consumo – Êxodo 7.24
Alguns intérpretes pensam em termos literais (conforme o texto espera que façamos). Outros imaginam que o termo sangue, indique uma espécie de poluição (cor de sangue). Uma inundação severa poderia ter trazido lama e barro.
A menos que o autor sagrado tenha criado um história, esse sangue não era biológico, deveria haver um poluente bacteriológico. Se essa praga esteve associada a uma das cheias do Nilo, então pode ter ocorrido entre julho e agosto. Isso pode até ter trazido barro vermelho da bacia do rio, o que explica a coloração vermelha, mas não os poluentes necessários para causar danos.
Outros pensam que a cor foi causada por plantas criptogâmicas e infusórias, um fenômeno natural.
Dessa tese, nasce uma lenda que um Vulcão chamado Santorini entrou em